Imóvel fica localizado no bairro do Comércio, em Salvador. Prédio é isolado e ruas ficam interditadas no bairro do Comércio, em Salvador
O prédio que abrigou por 107 anos o Restaurante Colon, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, foi interditado na quarta-feira (24), por causa do risco de desabamento. Tradicional na capital baiana, o estabelecimento foi citado na obra "O Sumiço da Santa", do escritor baiano Jorge Amado.
???? NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Por causa do risco de desabamento do prédio, parte da Praça Conde dos Arcos, localizada na Rua da Holanda, foi isolada. Enquanto o acesso ao local está interditado, a opção de tráfego, segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), é seguir pela contramão, na Rua Alvares Cabral.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), por falta de manutenção, o prédio foi evacuado, em vistoria realizada no dia 28 de setembro de 2020, e o responsável pelo estabelecimento, aberto na época, foi notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o imóvel.
Após 107 anos, restaurante citado em obra de Jorge Amado fecha as portas na Bahia
A interdição ocorreria até que o risco fosse sanado com a realização de serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis do imóvel, principalmente nos três últimos pavimentos superiores, sob a supervisão de um profissional habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Segundo a Codesal, a solicitação de inspeção predial foi encaminhada, então, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para a interdição do restaurante e imóvel. Na época, o prédio apresentou desprendimento de reboco da fachada lateral.
Após a interdição, os donos do restaurante decidiram reabrir o estabelecimento em outro imóvel, localizado na Rua Conselheiro Saraiva, no mesmo bairro da capital baiana.
A secretaria informou ainda que na quarta-feira (24), a Codesal realizou uma nova vistoria no local, fechado há cerca de três anos, interditando, por precaução, a área do entorno com a ajuda da Transalvador.
A Codesal ressaltou que até então, não houve necessidade de interditar os imóveis próximos. Equipes da secretaria devem retornar nesta quinta-feira (25), ao local com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para nova avaliação.
Fechamento do restaurante
Após 107 anos de funcionamento, o Restaurante Colon fechou as portas em novembro de 2021.
Fundado em 1914 por José Maria Orge, que saiu da Galícia, na Espanha, para fugir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o restaurante já recebeu a presença de personalidades como Jorge Amado, Carlinhos Brown, Neuza Borges, Tatti Moreno, Nelson Rufino, entre outros.
A decisão de fechar o local ocorreu após a pandemia da Covid-19. O último dia foi marcado por um sentimento de tristeza para os clientes e funcionários.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ????
Publicada por: RBSYS