O caso mais recente, noticiado esta semana, foi o de um casal paulista. O marido, que prefere não se identificar, relembrou tudo que viveu após fazer a descoberta da câmera no apartamento que alugou em um condomínio residencial na praia de Muro Alto. Fantástico ouve turistas que encontraram câmeras espiãs em apartamentos de temporada
Viajar de férias e relaxar: essa era a expectativa, mas para dois casais, o descanso se tornou estresse quando eles descobriram câmeras espiãs instaladas nos quartos, apontadas para as camas.
O caso mais recente, noticiado esta semana, foi o de um casal paulista. O marido, que prefere não se identificar, conversou com o Fantástico e relembrou tudo que viveu após fazer a descoberta da câmera no apartamento que alugou em um condomínio residencial na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano:
"Eu fui colocar o carregador na tomada lá e ela não tinha acesso - nem em cima, nem na tomada de baixo -, mas até aí tudo bem. Foi quando, através do flash do celular que estava ligado, refletiu uma luz da tomada. Era do celular da minha esposa... Ela chegou perto e viu que tinha uma lente de câmera lá no buraco do pino do meio da tomada. Teve um baque na hora, né? Medo. O que que está acontecendo? Pra onde estão indo essas imagens? Porque é uma situação que é grave. Quem tem a vida íntima de nós, casados, indo não se sabe para onde. Minha esposa está muito mal por isso".
O outro caso aconteceu com as tatuadoras Kaju e Ana Guimarães em novembro de 2022, quando elas se hospedaram em um apartamento no Rio de Janeiro. Um ano depois, elas ainda sentem as consequências desse trauma.
"Pegava toda a cama, todo o quarto, saída do banheiro também. Foi como estar nua diante de milhares de pessoas e ainda não sabemos quem são, como são, para que. Eu tive alopecia. Meu cabelo que é imenso e forte caiu. Tudo isso, esse medo de exposição, de estar sendo constantemente gravada, é o que ficou. E sem nenhuma resposta, o que gera uma ansiedade ainda maior pela impunidade", lamenta Ana.
LEIA TAMBÉM:
'Intenção de captar cenas de sexo ou nudez', diz delegado sobre câmera escondida em quarto de resort em Porto de Galinhas
Câmera escondida em quarto: confira dicas para verificar se está sendo espionado durante hospedagens
"Nós não saímos tanto de casa mais, a gente evita lugares que estão muito cheios. A gente realmente criou uma certa barreira depois de encontrar essa câmera", completa Kaju.
Fazer qualquer tipo de registro íntimo sem consentimento é crime. A pena pode ir de seis meses a um ano de detenção. Mas no caso de Ana e Júlia, até o momento, o responsável pelo crime ainda não foi identificado. Segundo a polícia, novas investigações serão feitas.
No caso mais recente, a polícia já ouviu o atual dono do apartamento e ainda vai ouvir proprietários antigos. Em nota, a empresa que administra o condomínio disse que toda a responsabilidade pela organização das unidades residenciais é exclusiva de seus proprietários e que lamenta e repudia qualquer violação ao direito de privacidade. Já a empresa que intermediou a locação disse que lamenta o ocorrido e que o imóvel está e continuará suspenso pra locação durante as investigações.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Publicada por: RBSYS