Suspeita mantinha contato com a família dele, mas não fornecia o endereço nem permitia visitas; ela foi presa por cárcere privado. Idoso era mantido cárcere privado nesta casa em Uberaba
Ticianna Mujalli/TV Integração
Um idoso desaparecido há cerca de quatro anos foi encontrado mantido em cárcere privado em uma clínica clandestina no Bairro Jardim Santa Adélia, em Uberaba, na manhã de quarta-feira (24).
O local era mantido por mulher é ex-funcionária de uma instituição de longa permanência, que foi fechada em 2020. Na mesma casa, outros seis idosos foram encontrados em situação de maus-tratos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Eduardo Fantinati, a família do homem resgatado, de 73 anos, não sabia do paradeiro dele desde que o asilo em que ele estava internado fechou em 2020 por estar em situação irregular.
Conforme Fantinati, na época, os internos deveriam ter sido encaminhados para outras casas de acolhimento, mas o idoso foi levado sem autorização para o imóvel em que foi achado.
A dona da casa é ex-cuidadora da clínica e mantinha contato com os parentes dele, avisando que ele estava bem, mas não informava onde ele estava nem permitia visitas.
"Ela também admitiu que administra os benefícios do idoso e que tem um empréstimo feito no nome dele, mas que não foi ela quem fez. Ela negou ter acesso a outros cartões, mas documentos e cartões dos outros idosos foram encontrados no local", afirmou Eduardo.
Após descobrir o endereço da mulher, o promotor esteve no imóvel acompanhado de equipes da PM e da Vigilância Sanitária. Primeiro, a suspeita se negou a abrir o portão, mas 20 minutos depois, permitiu a entrada dos fiscais.
Questionada pelos policiais, a cuidadora disse que olhava os idosos há um ano a pedido do ex-patrão dela por conta de uma dívida trabalhista que ele tinha com ela. Conforme o promotor, o homem também será investigado pelo envolvimento no sequestro do idoso retirado da clínica.
Ainda conforme o promotor, a mulher foi presa em flagrante por cárcere privado. As investigações vão continuar para apurar como os outros seis idosos chegaram à casa e se também houve crime de cárcere privado referente a eles.
"Desde o ano passado, foi a terceira clínica clandestina interditada. A senhora que foi presa vai responder por cárcere privado e maus tratos, e também vai ser analisada a apropriação indébita dos recursos do idoso", afirmou.
O g1 procurou a Polícia Civil para saber se a caso é investigado e aguarda retorno.
???? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Maus-tratos
Medicamentos clínica clandestina idoso cárcere privado Uberaba
MPMG/Divulgação
De acordo com a PM, o imóvel estava completamente desorganizado, com mau cheiro e com medicamentos espalhados, sem indicações sobre quando e para quem deveriam ser ministrados. Também foram encontrados restos de comida na cozinha e louças sujas.
O idoso desaparecido desde 2020 foi achado em um quarto anexo à residência junto com mais três vítimas. Ele aparentava estar subnutrido, não estava lúcido e não conseguiu responder às perguntas dos policiais.
"A mulher parou de dar os medicamentos de Alzheimer para ele. Os outros idosos também tomam medicamento, e nenhum deles estava tomando. Um descaso gigante", acrescentou o promotor.
No local, também viviam o marido e quatro filhos da mulher, sendo três deles menores de idade. As crianças dormiam em um colchão no chão do quarto dos pais.
Ainda segundo a PM, os idosos ficaram sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Social. À TV Integração, o gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Leonardo Aparecido dos Santos, informou que três famílias já estiveram no órgão para buscar os parentes.
LEIA TAMBÉM:
CRIME: Homem é preso após usar jogo 'verdade ou consequência' para abusar sexualmente de adolescentes em MG
VÍDEO: Forro de empresa desaba em shopping durante chuva forte em MG
VEJA: Avião é cercado por 'nuvem de abelhas' e passageiros esperam mais de 1 hora para desembarcar em Natal
???? Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS