Ribeirão Tijuco Preto, onde houve o flagrante, deságua no Piracicaba. Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a suspeita é de que trata-se de esgoto doméstico e a Cetesb e MP foram acionados. Ponto de descarte no ribeirão Tijuco Preto, na Rua Cristina Taranto Pariz, em Rio das Pedras
Prefeitura de Piracicaba
O Grupamento de Patrulhamento Aquático (GPA) da Guarda Civil de Piracicaba (SP) informou que flagrou descarte irregular de efluentes no Ribeirão Tijuco Preto, em Rio das Pedras (SP), na manhã desta quinta-feira (26). Ministério Público e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram acionados.
O grupamento informou que, após receber denúncia de moradores de Tupi, em Piracicaba, passou a investigar a origem do descarte e chegou até a ponte sobre o Ribeirão Tijuco, na Rua Cristina Taranto Pariz, em Rio das Pedras, onde foi constatado o descarte de água com odor e coloração com características de esgoto doméstico.
Segundo os guardas, nesse ponto há um vazamento em uma espécie de caixa de inspeção, numa tubulação de coleta de esgoto que está localizada na margem esquerda do ribeirão.
Desastre ambiental
Em julho deste ano, descarte irregular também no Ribeirão Tijuco Preto, causou a mortandade de 235 mil peixes no Rio Piracicaba e na região do Tanquã, também em Piracicaba. O ribeirão deságua no Rio Piracicaba.
A Usina São José, de Rio das Pedras, apontada como responsável pela Cetesb, foi multada em R$ 18 milhões, mas nega que tenha sido comprovada sua relação com o crime ambiental.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Publicada por: RBSYS