Pancadas de chuva são resultado da influência de um corredor de umidade que sai da região norte, passa sobre o estado de Goiás e chega até a região sudeste do Brasil. Volume de chuvas poderá chegar a 80 mm por dia. Corredor de umidade traz chuvas fortes, rajadas de vento e raios para Goiás
Arquivo Pessoal
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas em grande parte do estado neste sábado (27). Segundo o informe, o volume de chuvas poderá chegar a 80 mm por dia, com raios e rajadas de vento acima dos 70 km/h.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Conforme explicou o Cimehgo, as pancadas de chuva são resultado da influência de um corredor de umidade que sai da região norte, passa sobre o estado de Goiás e chega até a região sudeste do Brasil, a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Essa condição favorece o aumento de nebulosidade resultando em pancadas de chuvas volumosas em diversas regiões do estado.
LEIA TAMBÉM
Chuva forte causa enchente, arrasta ponte e faz cidade em Goiás decretar situação de emergência; vídeo
Mais de 70 cidades de Goiás estão sob alerta de chuvas intensas; veja quais são
Chuva arranca telhado de escola em Goiânia e deixa crianças feridas
"Durante essa semana, nós tivemos a segunda formação de uma zona de convergência, então a gente começou a semana com o avanço da frente fria, áreas de instabilidade, e esse corredor foi se formando e se fortalecendo, até ter uma configuração de ZCAS. Então, essa zona de convergência favorece chuvas mais intensas nas regiões onde ela está posicionada, inclusive, a parte centro-norte do estado, ali pegando Cavalcante, Flores de Goiás e alguns outros municípios”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.
O alerta do Cimehgo informou que a região norte de Goiás será a mais afetada pelas fortes chuvas, podendo chegar aos 55 mm neste sábado. Em seguida, vêm as regiões leste e oeste, com 50 mm; região central, com 30 mm; sudoeste, com 20 mm; e sul, com 15 mm.
Já as cidades que onde haverá um volume maior de chuva são: Cristalina (35 mm), Porangatu (30 mm), Rubiataba (23 mm) e Goianésia (20 mm).
Segundo Amorim, de domingo (28) para segunda-feira (29), essa influência da Zona de Convergência já começa a perder a intensidade no estado, mas ressaltou que, ainda assim, as chuvas devem continuar no estado.
???? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
???? Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Publicada por: RBSYS