História do sacerdote se mistura à do Convento dos Capuchinhos de Caruaru. Para celebrar o 'Jubileu de Esmeralda', haverá uma missa na Paróquia do Coração Eucarístico neste sábado (27). Frei França é do Convento dos Capuchinhos de Caruaru
Reprodução/Arquivo pessoal
Neste sábado (27), o Frei Luiz de França Fernandes, do Convento dos Capuchinhos de Caruaru, no Agreste, celebra o Jubileu de Esmeralda, que marca os 40 anos como frade capuchinho. O sacerdote é uma figura religiosa conhecida pelos fiéis católicos de Caruaru e sua história junto à Ordem Franciscana se mistura à do próprio convento que tem diversas contribuições à cidade.
Para comemorar a data, será celebrada uma missa às 19h30 na Paróquia do Coração Eucarístico, que faz parte do Convento de Caruaru. Consagrado frade em 1984 e ordenado sacerdote em 1991, o Frei França recorda a caminhada vocacional que teve início em Caruaru, onde nasceu e foi criado.
"Agradecimento a Deus por podermos celebrar nossos 40 anos nesta terra onde eu nasci, me criei, fui batizado e consagrado a Deus. É sobre poder reencontrar o povo de Deus que construiu conosco pontes, amizade, comunhão, partilha e expressões profundas de solidariedade. É uma caminhada muito preciosa que deixou marcas do eterno em nossas vidas", afirmou o Frei França.
Frei França celebra Jubileu de 40 anos na Ordem dos Capuchinhos
Reprodução/Arquivo pessoal
Frei França, que acompanhou de perto as contribuições do Convento de Caruaru atreladas ao crescimento da cidade, afirma que a vocação o leva a se reinventar por meio da fé.
"Nestes meus 40 anos brota no mais profundo do meu coração esse profundo desejo, essa profunda convicção de que precisamos recomeçar, reinventar e ousar com esperança e com alegria trilhar os passos de São Francisco na caminhada da vida com ternura e com vigor", disse o Frei.
Convento de Caruaru
Convento dos Capuchinhos fica em Caruaru, no Agreste
Frei França
Fundado em 1954, o Convento de Caruaru foi construído no bairro Divinópolis. Desde antes de ser construído, os frades capuchinhos já prestavam serviços à comunidade de Caruaru. A contribuição dos religiosos se deu por diversas frentes: na saúde, na educação e no serviço social.
Após a construção do convento, foi construída também a Paróquia do Coração Eucarístico e a Escola Dom Vital, símbolos do serviço prestado pelos capuchinhos em Caruaru desde meados do século XVIII.
Convento de Caruaru fica ao lado da Paróquia do Coração Eucarístico
Arquivo pessoal/Frei França
"Os frades foram residentes em Caruaru, terminaram a construção do convento, terminaram a construção da igreja e assim eles fixaram residência em Caruaru. O Convento de Caruaru é um símbolo emblemático da gratidão do povo caruaruense para com a ação dos frades missionários no passado", contou o Frei.
Publicada por: RBSYS